Espaço de diálogo e reivindicação pelos direitos da população indígena, o Acampamento Terra Livre Bahia (ATL Bahia) realiza sua 6ª edição, desta segunda (4) a quinta-feira (7), na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, tendo como tema “O Nosso Marco é Ancestral”.
O evento é organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e conta com a participação de mais de 1.500 indígenas, representando 32 etnias de 33 municípios baianos.
Durante os quatro dias do acampamento, o Governo do Estado realiza diversas ações voltadas para a população indígena, com destaque para os serviços de saúde ofertados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a emissão de documentos por meio do SAC Móvel.
“Além de refletir o compromisso do Governo do Estado com a construção de políticas públicas pautadas no diálogo e na participação popular, a presença da Sesab em um evento como este também reforça o empenho da gestão estadual em expandir o acesso à saúde para todos os baianos”, destacou o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, durante a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Cultura, Margareth Menezes, além da superintendente de Políticas para Povos Indígenas, Patrícia Pataxó.
Serviços de Saúde
Nos quatro dias do Acampamento Terra Livre Bahia, a Sesab disponibilizará um Odontomóvel do Programa Saúde Mais Perto, no qual serão ofertados serviços odontológicos como consultas, limpeza, restauração, cirurgia da cavidade bucal, tratamento de canal, aplicação de flúor e exame radiológico.
Também está disponível uma unidade móvel para realização de exames de mamografia, além de uma área preventiva de imunização com oferta de vacinas para todas as idades, testagem para as síndromes gripais e orientações referente às doenças de transmissão hídrica e alimentar (doenças diarreicas).
A partir desta terça-feira (5), a Sesab disponibilizará uma ambulância padrão UTI com equipe médica. Em caso de intercorrências relacionadas com os participantes do evento, estão indicados o Hospital Ana Nery (HAN) e o Hospital do Subúrbio (HS) como referência para tais situações.
Foto: Ascom/Sesab