Os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveram na última quinta-feira, 10 de abril, uma oficina com representantes dos Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal para agilizar a aquisição de equipamentos essenciais no enfrentamento aos incêndios florestais.
Na avaliação do secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima, o encontro reforça a cooperação entre o governo federal e os estados no combate e prevenção de incêndios no bioma. “O objetivo é estarmos cada vez mais integrados e coordenados, buscando sinergia. É uma agenda importantíssima para o fortalecimento e a implementação efetiva da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo”, afirmou.
O apoio nas compras será viabilizado por meio da disponibilização de atas de registro de preços. Nesse modelo, o Governo Federal conduz uma licitação e disponibiliza a ata, permitindo que os estados façam a adesão dos itens que precisam, sem a necessidade de um novo certame.
Abafadores, sopradores, drones, picaretas e medidores de clima, além de equipamentos de proteção individual, estão entre os itens que poderão ser adquiridos de forma mais rápida.
Também participaram da oficina com os Corpos de Bombeiros a diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli, e representantes da Casa Civil da Presidência da República. “Temos a oportunidade de realizar um trabalho conjunto interministerial, demonstrando a força dessa integração federativa”, destacou Pintarelli.
Desde o ano passado, o Fundo Amazônia ampliou os recursos para os estados da Amazônia Legal atuarem no combate a incêndios florestais. Até o momento, já foram destinados recursos para o fortalecimento dos Corpos de Bombeiros dos estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Cada um receberá até R$ 45 milhões, de um total de R$ 405 milhões de recursos não reembolsáveis disponíveis para o apoio às corporações.
O financiamento busca fortalecer a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar dos estados e suas ações na prevenção e combate a incêndios florestais e queimadas não autorizadas.
Foto: Mauro Neto/Secom-AM